13 novembro, 2010

Feira do Empreendedor no RS estimula aprendizes a pensar no futuro


Um universo de oportunidades e de novas ideias, onde negócios podem ser criados ou reinventados. Essa foi a proposta da 16ª edição da Feira do Empreendedor, realizada entre os dias 9 a 12/09, no Centro de Exposições da FIERGS, em Porto Alegre. Foram 151 expositores em 9 mil metros quadrados e número de visitantes acima das expectativas.

Aprendizes do Espro enxergaram no evento uma importante oportunidade de adquirir mais conhecimento e melhorar seu futuro profissional.

Durante a Feira, o público teve acesso a diversas atividades. No Fórum do Empreendedorismo, palestras e painéis discutiam tendências. O Salão de Franquias era o local adequado para quem estava interessado em buscar informações sobre o setor. No Cine Empreendedor, trechos de filmes comerciais eram veiculados para debater, junto aos participantes, temas como liderança, empreendedorismo, gestão e trabalho em equipe.

A aprendiz Bárbara Brum, Torres (RS), garante que a experiência foi muito positiva. “Aprendi que nos tempos de hoje, é preciso pensar de forma sustentável para se manter no mercado de trabalho, seja como empresário ou colaborador. Para nós que somos aprendizes, esta é uma informação que reflete no modo de pensar o futuro”, afirma.

Da mesma turma, o aprendiz Anderson Potter ficou atento às novidades em tecnologia digital. “Esta é uma área que inova a todo momento e sempre corremos o risco de ficar desatualizados. Portanto, participar de um evento como esse é a chance de conhecer o que há de novo no mercado. Acredito que isso seja essencial para a minha formação como profissional”, garante o jovem que marcou presença no espaço com mostras de softwares.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Paulo Tigre, ressalta que a Feira do Empreendedor teve o objetivo de estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida.

A expectativa de público visitante era de 13 mil pessoas. De acordo com a organização do evento, uma média de 25 mil pessoas esteve presente durante os quatro dias de evento.

Capacitação de jovens para o mercado de trabalho é tema de evento em Belo Horizonte

O Espro em Belo Horizonte comemora 6 anos com conquistas e enfatiza a importância do Programa Aprendiz para a inserção dos jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Dia 27/10, no auditório do Cefort (Centro de Formação de Trabalhador), o Espro e Prefeitura de Contagem preparam uma programação especial das 8h30 às 12h. Entre as atividades, está a performance de 30 pessoas com deficiência da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) que se apresentam com percussão e dança africana.

Durante o encontro, um momento especial vai beneficiar jovens da rede pública de Contagem (MG). A prefeita da cidade, Marília Campos, é a convidada para formalizar a parceria entre o Espro e Cefort para o desenvolvimento do Programa de Aprendizagem.

O evento vai destacar também as ações do Espro Diversidade, que promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio da capacitação e desenvolvimento profissional. Aprendizes que fazem parte deste programa são convidados especiais para falar sobre a experiência.

De acordo com a consultora de relações institucionais do Espro em BH, Girlene Azevedo, “este é um programa que busca trazer a diferença para dentro da empresa, combatendo o preconceito e reconhecendo a igualdade essencial entre as pessoas. Uma atitude que faz parte da postura ética a ser adotada como valor e prática nos negócios”.

O evento contará com a presença de empresas parceiras, instituições públicas, órgãos governamentais, ONGs e colaboradores Espro.

“Para o jovem, a Lei da Aprendizagem é uma oportunidade de experiência profissional. Para a empresa, um exercício de responsabilidade social”, explica a coordenadora da filial de BH Denise Martins.

FILIAL BELO HORIZONTE

Atuando em Minas Gerais desde 2004, o Espro em BH se destaca com mais de 1.350 aprendizes ativos na região mineira. Destes, 95% concluíram a Capacitação Básica para o Trabalho e 30 participantes são pessoas com deficiência. Além de 200 empresas parceiras, sendo várias com atendimento nacional.

Alinhada com as ações sociais promovidas pelo NADS – Núcleo de Desenvolvimento e Apoio Social do Espro, a filial realiza projetos sociais que proporcionam geração de renda e oportunidades no mercado de trabalho aos pais de aprendizes.